Santo Amaro celebrará 136 anos da maior cerimônia de Candomblé ao ar livre do mundo
Maior Candomblé de rua do mundo acontece no início de maio

Foto: Zeza Maria
A cidade de Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, se prepara para mais uma edição do Bembé do Mercado, a maior cerimônia de Candomblé ao ar livre do mundo. Entre os dias 10 e 18 de maio de 2025, o evento reunirá manifestações religiosas, culturais e artísticas em um ato de resistência, fé e valorização da ancestralidade afro-brasileira.
Criado em 1889 pelo Babalorixá João de Obá, o Bembé surgiu como uma celebração em homenagem aos Orixás e um agradecimento pela abolição formal da escravidão. Ao longo dos anos, consolidou-se como um dos principais encontros da cultura afro-religiosa do país, reunindo terreiros, pescadores, artistas e a comunidade em um grande momento de celebração e preservação da memória.
A programação inclui rituais sagrados, oferendas a Iemanjá e Oxum, apresentações musicais, feiras de artesanato, rodas de conversa, oficinas e exposições. O ponto alto da celebração acontece no Largo do Mercado de Santo Amaro, onde os povos de santo se reúnem para os cânticos e danças em homenagem aos Orixás.
Reconhecido como Patrimônio Imaterial Municipal (2009), Estadual (2012) e Patrimônio Cultural Nacional (2019), o Bembé do Mercado reafirma, a cada edição, a força das tradições afro-brasileiras e a resistência dos povos de axé.