Santo Grão anuncia variedades de cafés do Ceará em seu menu

Casa especializada no ingrediente tão amado pelo brasileiro inclui duas versões produzidas no Ceará em homenagem aos 200 anos de cultivo na região da Serra de Baturité

Por Michel Telles
Ás

Santo Grão anuncia variedades de cafés do Ceará em seu menu

Foto: Divulgação

Famoso pela variedade e qualidade de seus cafés, o Santo Grão acaba de anunciar uma novidade: desde  do dia 16 de julho a casa passou a oferecer também aos seus clientes duas variedades produzidas por pequenos produtores na Serra de Baturité, Ceará. Com sabores equilibrados, excelente acidez, doçura e notas frutadas, a inclusão dos cafés Paraíso e Típica é uma homenagem ao bicentenário de cultivo do grão na região e podem ser encontrados nas unidades do restaurante tanto em pacotes de 200g (R$ 39), quanto servidos no local em xícara (R$ 19) para apreciação.

Ambos os grãos são descascados e secos em terreiros suspensos no sítio Bem-Te-Vi pelos responsáveis Sergio Patrício, Elane e Zé Otávio e, de acordo com seus mapas sensoriais, podemos entender a diferença entre as notas dos dois tipos da seguinte maneira:

Café Típica:

Doçura: 10

Corpo: 9

Equilíbrio: 9

Acidez: 9

Retrogosto: 9

Aroma: 9

Café Paraíso: 

Corpo: 10

Doçura: 10

Equilíbrio:9

Retrogosto: 9

Acidez: 8

Aroma: 8

Sobre e região da Serra de Baturité

Quando pensamos no Ceará, logo pensamos em praias. De fato, a região semiárida, o clima seco e a temperatura elevada, é o que nos leva a esse pensamento. O Maciço de Baturité, está a 100 km ao sul de Fortaleza, e contraria essas definições climáticas citadas acima.

Vale ressaltar que a lavoura é sombreada em vegetação remanescente de Mata Atlântica, e está em perfeita harmonia com a fauna e a flora locais. Encontra-se a uma altitude de 750 a 860 metros. O sombreamento propicia um café com pouco estresse e com ciclo (da florada à colheita) mais longo, que garante uma bebida com excelente acidez, muita doçura com notas frutadas e excelente equilíbrio. Sergio tem buscado constante conhecimento e tem aplicado na sua região. Fez a curadoria do pós colheita no café de Zé Otávio, garantindo maior qualidade à xícara.

Sobre o Santo Grão

Desde 2003, a marca foca em um senso de equilíbrio que se reflete no ambiente seguro e confortável para se socializar (ou não), no atendimento acolhedor, na cozinha saudável, no wi-fi veloz e nos cafés de qualidade. Estes implicam 80 toneladas de grãos torrados a cada ano e 60 toneladas (ou seis milhões de xícaras) tomadas no mesmo período. Incluem meia dúzia fixa de blends e incontáveis microlotes inéditos a serem preparados ao gosto de cada cliente. Desdobram-se ainda cursos para apaixonados e profissionais, em suas 8 lojas: 7 em São Paulo (Oscar Freire, Moema, Morumbi, Vila Madalena, Cidade Jardim, Itaim e Edifício Une) e 1 em Curitiba (Batel), e também na butique virtual: santograo.com.br/loja.

  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário