Sarampo: capital baiana tem menos de 5% do público alvo vacinado
Cerca de 342 mil pessoas podem se vacinar na cidade
Foto: Divulgação/Prefeitura de Salvador
Dados da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) mostram que, até a segunda-feira (25), a capital baiana vacinou apenas 4,98% do público alvo contra o sarampo. Ao todo, Salvador tem 342 mil pessoas aptas para a vacinação. De acordo com a pasta, a campanha foi dividida em duas etapas.
Na primeira parte da estratégia, o alvo são os trabalhadores da saúde. A pasta espera imunizar 142 mil profissionais, mas apenas 7.100 foram vacinados. A campanha para este público terá vacinação especial no dia 30 de abril. Em Salvador, cerca de 200 mil crianças também serão vacinadas. O público alvo contempla os pequenos com idades de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias). Elas devem tomar uma dose extra da vacina tríplice viral, mesmo já tendo tomado as duas doses do imunizante. Apenas as crianças que tomaram a tríplice viral há menos de um mês é que não devem tomar a vacina novamente.
A tríplice previne, simultaneamente, o sarampo, a rubéola e a caxumba. O sarampo é uma doença altamente contagiosa causada por um vírus transmitido por vias aéreas. Sintomas comuns e característicos da doença são manchas brancas na parte interna da bochecha e vermelhas na pele. A doença também pode causar febre, infecção nos ouvidos, pneumonia, diarreia, conjuntivite, perda de apetite e convulsões.