SAS Brasil fará mutirão de teleatendimento médico gratuito para pessoas atingidas pelas chuvas em Ilhéus, neste sábado (19)
Aos detalhes...
Foto: Divulgação
A SAS Brasil, startup social que leva saúde especializada a regiões de vulnerabilidade em todo o país, em parceria com o Grupo de Amigos da Praia (GAP), de Ilhéus, realizará um mutirão de teleatendimento médico gratuito com foco na população atingida pelas chuvas, no início do ano, em Rio do Engenho, comunidade de Ilhéus - BA, neste sábado (19), das 9h às 15h. A região foi uma das impactadas pelas cheias de verão, que deixou milhares de famílias desabrigadas e sem suprimentos. No sul do estado, já são mais de 700.000 atingidas. A ação tem o objetivo de oferecer consultas com especialistas para o tratamento de doenças que aumentaram na cidade devido ao contato com as águas das enchentes, nos últimos meses, como leptospirose, micoses, entre outras. O agendamento está sendo feito pelo GAP e terá o seu apoio presencial.
Segundo Adriana Mallet, médica especialista em inovações para o acesso à saúde, CEO e co-fundadora da SAS Brasil, “Há um momento, em que a imprensa reduz o número de notícias sobre desastres como Mariana-MG, Brumadinho-MG e as enchentes que acompanhamos nesse verão. Sabemos que é nesse momento que a população passa pelas maiores dificuldades. Dessa forma, estamos colocando a nossa telemedicina à disposição dos moradores de Ilhéus-BA,” explica.
Além disso, a organização está trabalhando na iniciativa “Enchentes 2022” - campanha de financiamento coletivo - aberta para a captação de R$ 40 mil. O valor será usado para a compra de alimentos, suprimentos e materiais de construção para os moradores que perderam suas casas com as cheias na Bahia e Minas Gerais. “Queremos aproveitar que a nossa carreta vem descendo do Nordeste para realizar um pit stop para levar materiais e mantimentos arrecadados. Aos que se sentirem chamados, há espaço para trabalho voluntário local e as pessoas podem ajudar de várias formas. Todo apoio é bem-vindo”, ressalta Mallet.
Desde dezembro de 2021, algumas regiões do Brasil estão sofrendo com o alto índice de chuvas e, consequentemente, enchentes, desmoronamentos e alagamentos. Essa intensidade do nível pluviométrico é resultado de um fenômeno natural, o La Niña, que é o resfriamento do Oceano Pacífico. A queda da temperatura gera impactos no regime de chuvas no Brasil, aumentando sua intensidade nas regiões centro-norte e diminuindo na região sul.
Alguns estados, como a Bahia, Goiás e Minas Gerais, estão sendo mais afetados pela destruição causada pela alta incidência das chuvas.
Telemedicina da SAS Brasil
Atuando há 8 anos na SAS Brasil, Mallet viu, em 2020, como a pandemia da covid-19 gerou um colapso na saúde e inúmeros impactos nas pessoas que já tinham difícil acesso ao atendimento médico. A fim de tentar minimizar esses impactos e continuar oferecendo o atendimento gratuito para pessoas socialmente vulneráveis, a SAS Brasil desenvolveu uma plataforma própria e segura de telemedicina, que também foi vencedora do Prêmio Empreendedor Social, da Folha de São Paulo de 2021, na categoria “Inovação para a Retomada”. Os atendimentos são totalmente gratuitos e o agendamento é feito a partir de um número de WhatsApp divulgado nas comunidades atendidas e em cabines autoesterelizáveis. De 2020 até hoje, mais de 81 mil pessoas foram beneficiadas com os atendimentos.
"A SAS Brasil nasceu no Sertões, há oito anos, com a proposta de levar saúde às regiões em situação de vulnerabilidade, sempre com alegria e acolhimento. Em 2020, foi ainda mais desafiador porque a pandemia de covid-19 gerou um colapso na saúde e as pessoas que já tinham difícil acesso a médicos viram este cenário piorar drasticamente. No entanto, por meio da telemedicina, conseguimos oferecer a oportunidade de consultas, exames e tratamentos com especialistas em 21 áreas, de forma gratuita", explica a especialista
Para realizar os agendamentos, uma equipe de mais de 500 voluntários cadastrados, sendo mais de 200 profissionais de saúde, recebe as mensagens e faz uma triagem para determinar a prioridade e já agenda a consulta com um médico ou psicólogo. Atualmente, 21 especialidades médicas, em 6 áreas de saúde, atendem de forma remota pacientes com os mais variados problemas de saúde, incluindo o coronavírus. Os demais voluntários atuam no agendamento e também em equipes de apoio in loco. No protocolo SAS Brasil, pacientes com suspeita de covid-19 são monitorados a cada 24 horas, com acompanhamento próximo da evolução do caso.
Dentre as especialidades oferecidas estão odontologia, ginecologia, psiquiatria, dermatologia, nutrição e cardiologia. As consultas são realizadas via chamada de vídeo por smartphone ou computador com conexão à internet e, além dos cuidados e orientações, os pacientes recebem versões digitais de receitas e encaminhamentos quando necessário.
Histórico de atuação emergencial em catástrofes brasileiras
A SAS Brasil sempre esteve presente nos momentos das maiores catástrofes brasileiras, levando atendimento médico emergencial às comunidades. Foi assim, em 2015, após o rompimento da barragem das mineradoras Samarco, Vale e BHP Billiton, em Mariana-MG. Em 2019, após o rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho, que atingiu também São Joaquim de Bicas. Em 2019, após o vazamento de óleo nas praias do nordeste do país.
Serviço: SAS Brasil fará mutirão de teleatendimento médico gratuito para pessoas atingidas pelas chuvas em Ilhéus - BA, neste sábado (19)
Local: Online - Ilhéus-BA
Data: 19 de fevereiro (sábado)
Horário: das 9h às 15h