Se alimentar de grãos pode ajudar na recuperação da gripe, diz estudo
Pesquisadores recomendam evitar ingestão de ultraprocessados

Foto: Pexels / Pixabay
Um levantamento feito por pesquisadores da Universidade de Sydney, na Austrália, mostra que, em comparação com alimentos ultraprocessados, se alimentar de grãos pode aumentar a probabilidade de recuperação de uma gripe. O objetivo do estudo, publicado na revista científica Cell Reports, é entender como o organismo de mamíferos luta contra a infecção por influenza.
Assim, os pesquisadores usaram ratos de laboratório e os dividiram em dois grupos, alimentando alguns com grãos e outros com alimentos ultraprocessados. Contudo, ambos tinham a mesma média de valor nutricional. Após o início do processo de alimentação, eles infectaram os camundongos com o vírus influenza e mantiveram as dietas por mais algum tempo.
Durante a observação, os pesquisadores apontam que todos os ratos alimentados com comida altamente processada morreram. Antes da infecção, a alimentação não apresentou diferenças consideráveis na saúde ou no comportamento dos ratos. Já os animais alimentados com grãos sobreviveram, se recuperaram e, após dez dias, começaram a ganhar o peso perdido durante a infecção.