Se Charles III precisar se afastar, quem assume? Veja a linha de sucessão do trono britânico
Chefe do Estado foi diagnosticado com câncer na segunda-feira (5)
Foto: Reprodução/twitter.com/RoyalFamily
O Palácio de Buckingham anunciou nesta segunda-feira (5) que o rei Charles III, de 75 anos, foi diagnosticado com câncer. Não foram divulgados detalhes sobre o tipo ou estágio da doença. Uma das perguntas que mais tocam nesse assunto é: em caso de necessidade de afastamento do rei Charles de suas atividades reais, quem assume o seu lugar?
De acordo com o canal britânico BBC, na Constituição do Reino Unido está determinado que quando o chefe de Estado não tiver condição de cumprir suas obrigações oficiais, um conselho de Estado deve ser nomeado para ocupar o lugar do rei.
Hoje, esse conselho tem os seguintes membros:
- Rainha Camilla (mulher de Charles).
- Príncipe William (filho mais velho).
- Princesa Anne (irmã).
- Príncipe Edward (irmão).
É importante notar, ainda, que a ordem de familiares para constituir o conselho que assumiria o trono interinamente não segue a ordem de sucessão em caso de morte.
Linha sucessória
Em setembro de 2022, a rainha Elizabeth II faleceu, e Charles assumiu o trono com o título de Charles III. O primeiro na linha de sucessão após ele é seu filho mais velho, o príncipe William. Em seguida na fila de sucessão estão os filhos de William: George, Charlotte e Louis.
Câncer
Após uma recente internação hospitalar para tratar de um crescimento na próstata, que não era um tumor, o câncer foi detectado no rei Charles. Durante a hospitalização, os médicos identificaram outro problema de saúde em Charles, descrito como um tipo de câncer que não é de próstata, segundo uma fonte da agência de notícias Reuters.
De acordo com a nota do palácio, o rei Charles III já começou o tratamento contra o câncer. Os médicos recomendaram que ele adie algumas atividades públicas, mas o rei deve seguir com trabalho "de escritório" e obrigações de Estado.