"Se depender do Fachin, Lula será presidente da República", diz Bolsonaro

A declaração foi feita durante entrevista ao podcast do canal "Irmãos Dias", no Youtube

Por Da Redação
Ás

"Se depender do Fachin, Lula será presidente da República", diz Bolsonaro

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil | Agência Brasil

Jair Bolsonaro (PL), presidente do Brasil, afirmou nesta segunda-feira (11), que Edson Fachin, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual chefe do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), estaria favorecendo o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na corrida presidencial que será decidida nas eleições de outubro deste ano.

Em entrevista ao podcast "Irmãos Dias", no YouTube, Bolsonaro declarou: "No meu entender, se depender do Fachin, ou do voto do Fachin, para ser educado aqui... Ele [Lula] será presidente da República". 

O Chefe do Executivo pontuou que, há pouco mais de um ano, o ministro foi responsável pela anulação de todas as condenações realizadas contra o ex-presidente Lula, referentes à 'Lava Jato'. O petista tinha sido condenado por lavagem de dinheiro e corrupção nos casos do Sítio de Atibaia e do Triplex do Guarujá.

"Não tem cabimento essa anulação do processo dele. Ele não foi julgado inocente. É o ministro Fachin, que está presidindo o TSE agora... Disse ele deveria ser julgado em Brasília ou em São Paulo. E anulou três condenações dele. Até a última, que foi no STF. E ele [Lula] voltou. Então, o Fachin o tirou da cadeia, o tornou elegível e está presidindo o TSE", disse o atual presidente.

Na época da retirada das acusações, Fachin entendeu que as decisões não poderiam ter sido tomadas pela vara responsável pela operação, que foi a de Curitiba, chefiada pelo ex-juiz Sérgio Moro, e determinou que os casos fossem reiniciados pela Justiça Federal.

Ainda durante a entrevista, Bolsonaro considerou que "Lula já loteou todo o poder". "Ministérios, bancos oficiais, estatais e agora, por último, teria loteado também as duas vagas para o STF. A mensagem que ele dá para os corruptos é uma só: 'fique tranquilo. Eu colocando mais dois lá você vai se safar no Supremo. Essa é a resposta. E complementa, né. Eu me safei'," disse o presidente.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário