"Se um dos Poderes afrontar a democracia, cabe às FFAA serem empregadas contra quem afrontar", diz Girão sobre a decisão de Fux
O ministro Fux determinou que as Forças Armadas não são poder moderador entre os poderes
Foto: Agência Câmara
O deputado e general Girão (PSL-RN) defendeu, nesta sexta-feira (12), a aplicação das Forças Armadas como um moderador em outros poderes caso não haja cumprimento da democracia.
A fala do deputado se refere à decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, que decidiu, de forma liminar, que as Forças Armadas não são poder moderador e não podem atender ordens de interferência de um Poder em outro.
Nas redes sociais, Girão disse o uso das Forças Armadas, destinadas para a "garantia dos Poderes Constitucionais", podem ser aplicadas "contra quem "afrontara democracia, a lei e a ordem".
2. FFAA são destinadas à defesa da Pátria, à garantia dos Pod Constitu e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem.É o que está escrito. Se um dos Poderes afrontar a democracia, a lei e a ordem, cabe às FFAA serem empregadas contra quem afrontar, não importa quem seja
— ??????Deputado General Girão Monteiro (@GeneralGirao) June 12, 2020