Secretaria da Educação de Salvador inicia cadastro para Educação Infantil e EJA
Inscrições on-line e presenciais vão até 22 de dezembro para vagas no ano letivo de 2024
Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal da Educação (Smed) de Salvador deu início, nesta quinta-feira (23), ao período de cadastramento para a Educação Infantil e a Educação de Jovens e Adultos (EJA). Disponíveis em formatos on-line e presencial, as inscrições podem ser realizadas pelo site: educacao-cadastroescolar.salvador.ba.gov.br ou nas unidades de ensino municipais até o dia 22 de dezembro.
Destinado às famílias que buscam vagas nas creches e pré-escolas da Rede Municipal para o ano letivo de 2024, o Cadastro da Educação Infantil é direcionado às crianças de dois a cinco anos nascidas entre 1º de abril de 2018 e 31 de março de 2022. Patrícia Moura, gerente de Gestão Escolar da Smed, esclarece que os alunos já matriculados na rede municipal não necessitam realizar o cadastro, a menos que desejem mudar de unidade educacional.
"Esse cadastramento é direcionado apenas às crianças que estão fora da escola e àquelas famílias que pretendem mudar o aluno para outra unidade", destaca Patrícia.
Os documentos obrigatórios para a realização do cadastro incluem CPF e certidão de nascimento da criança, CPF do responsável, endereço de referência e comprovante de prioridade para casos específicos, como crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e beneficiárias de programas sociais.
No que diz respeito à Educação de Jovens e Adultos (EJA), a Smed inovou ao abrir, no mesmo período da Educação Infantil, um amplo cadastramento voltado para jovens, adultos e idosos que desejam retomar os estudos no turno da noite. A inscrição é destinada às etapas de I a IV da EJA, correspondentes ao Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais.
Os moradores de Salvador ou das ilhas de Maré, Bom Jesus e Frades podem se cadastrar até 22 de dezembro, e eventuais alterações nas informações fornecidas podem ser realizadas diretamente no cadastro até essa data. Dúvidas sobre o sistema podem ser esclarecidas por meio do Fala Salvador, no número 156.