• Home/
  • Notícias/
  • Bahia/
  • Secretária de Desenvolvimento Urbano diz que governo estuda implantação de trem Salvador - Feira de Santana

Secretária de Desenvolvimento Urbano diz que governo estuda implantação de trem Salvador - Feira de Santana

De acordo com Jusmari Oliveira, pasta aguarda momento certo para captação de recursos destinados ao modal

Por Da Redação
Ás

Secretária de Desenvolvimento Urbano diz que governo estuda implantação de trem Salvador - Feira de Santana

Foto: Farol da Bahia

A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira (PSD), revelou que o governo da Bahia estuda a implementação de uma malha ferroviária que ligue os dois maiores municípios do estado: Salvador e Feira de Santana.

A declaração foi feita nesta segunda-feira (23), durante visita do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a Salvador. Segundo Jusmari, o pré-projeto do trem está sendo elaborado e aguarda destinação de fundos para a concretização.

“Estamos estudando. São várias propostas que temos que ir estudando, deixando os projetos pré elaborados, para quando uma oportunidade de captação de recursos surgir estarmos prontos”, explicou.

A previsão é que o novo modal atenda aproximadamente 4 milhões de pessoas, reunindo as populações dos pontos de destinos e de outras cidades no percurso, como Simões Filho e Santo Amaro.

Metrô Campo Grande - Lapa

Jusmari comentou ainda a implantação da estação de metrô no Campo Grande, no Centro de Salvador. Incluso no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal, o projeto deve ligar a região à estação Lapa.

Neste mês, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou um pedido de empréstimo do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, no valor de R$ 616 milhões, para aquisição de novos trens. Segundo a secretária, os veículos serão utilizados no novo trecho e na reserva das linhas já existentes. 

“A compra é um processo bem demorado, então nos adiantamos para quando tivermos os trechos prontos a gente já esteja com eles. Você tem que reservar, licitar, é um tempo para preparar, não é que nem carro que tem na concessionária [...] Já firmamos que vamos realizar a obra, mas estamos na fase de elaboração e finalização de projeto. É algo certo e iremos anunciar assim que tiver tudo pronto”, disse.

Atualmente o sistema metroviário da capital baiana tem extensão total de 38 quilômetros, abrangendo as Linhas 1 e 2, e atendendo aproximadamente 340 mil passageiros por dia. A última estação implantada foi a de Águas Claras, em dezembro de 2023.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário