Secretária de Desenvolvimento Urbano diz que governo estuda implantação de trem Salvador - Feira de Santana
De acordo com Jusmari Oliveira, pasta aguarda momento certo para captação de recursos destinados ao modal
Foto: Farol da Bahia
A secretária de Desenvolvimento Urbano, Jusmari Oliveira (PSD), revelou que o governo da Bahia estuda a implementação de uma malha ferroviária que ligue os dois maiores municípios do estado: Salvador e Feira de Santana.
A declaração foi feita nesta segunda-feira (23), durante visita do ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a Salvador. Segundo Jusmari, o pré-projeto do trem está sendo elaborado e aguarda destinação de fundos para a concretização.
“Estamos estudando. São várias propostas que temos que ir estudando, deixando os projetos pré elaborados, para quando uma oportunidade de captação de recursos surgir estarmos prontos”, explicou.
A previsão é que o novo modal atenda aproximadamente 4 milhões de pessoas, reunindo as populações dos pontos de destinos e de outras cidades no percurso, como Simões Filho e Santo Amaro.
Metrô Campo Grande - Lapa
Jusmari comentou ainda a implantação da estação de metrô no Campo Grande, no Centro de Salvador. Incluso no Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC) do governo federal, o projeto deve ligar a região à estação Lapa.
Neste mês, a Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) aprovou um pedido de empréstimo do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, no valor de R$ 616 milhões, para aquisição de novos trens. Segundo a secretária, os veículos serão utilizados no novo trecho e na reserva das linhas já existentes.
“A compra é um processo bem demorado, então nos adiantamos para quando tivermos os trechos prontos a gente já esteja com eles. Você tem que reservar, licitar, é um tempo para preparar, não é que nem carro que tem na concessionária [...] Já firmamos que vamos realizar a obra, mas estamos na fase de elaboração e finalização de projeto. É algo certo e iremos anunciar assim que tiver tudo pronto”, disse.
Atualmente o sistema metroviário da capital baiana tem extensão total de 38 quilômetros, abrangendo as Linhas 1 e 2, e atendendo aproximadamente 340 mil passageiros por dia. A última estação implantada foi a de Águas Claras, em dezembro de 2023.