Secretaria Municipal de Saúde confirma 25 casos de chikungunya
Há outras duas suspeitas de dengue em análise
Foto: Agência Brasil
De acordo com informações divulgadas nesta quinta-feira(5) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), 25 pessoas foram confirmadas com Chikungunya no bairro de Mirantes de Periperi, no subúrbio ferroviário de Salvador.
A O Laboratório Central de Salvador (Lacen) colheu e analisou 27 amostras de moradores de Periperi após todos apresentarem sintomas de febre, dor de cabeça, além de dor e inchaço nas articulações. Além das 25 analises já concluídas e positivas para Chikungunya, outras duas têm suspeita de dengue.
Equipes de assistência e vigilância foram enviadas para Mirantes de Periperi e agentes de combate às endemias realizaram ações contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus da dengue, zica e Chikungunya após os moradores acionarem a SMS na última segunda-feira (2). Segundo a secretaria, cerca de 80% dos focos identificados estavam dentro das casas dos moradores.
Em 2020, já foram 1.110 notificações de dengue, 477 de Chikungunya e 91 de zica. Em 2019, foram apenas 476 para dengue, 163 para Chikungunya e 25 para zica.