Secretário de Saúde critica abertura de comércio em Vitória da Conquista
Alagoinhas, Barreiras e Conquista anunciaram a abertura do comércio
Foto: Gov/ba
O secretário da saúde da Bahia, Fábio Vilas-Boas, lamentou nesta segunda-feira (6), a abertura do comércio em cidades como Alagoinhas, Barreiras e Vitória da Conquista.
Segundo o secretário, a retomada pode causar aglomerações e a proliferação do novo coronavírus.
"Acho muito ruim. Conversei com o prefeito de Vitória da Conquista e infelizmente ele está confiante que vai colocar máscara em 100% das pessoas e vai identificar 100% das pessoas. Mudou o horário de funcionamento, mas não acredito que vai funcionar. Conclamo o povo de Vitória da Conquista a não sair de casa. Essa é uma das semanas mais críticas. Os casos vão aumentar e Vitória da Conquista é um dos principais centros", explicou.
De acordo com o prefeito de Vitória da Conquista, Herzem Gusmão, o esquema vai manter alguns setores do comércio abertos pela manhã e outros pela tarde.
"Pegamos o setor de lojas atacadista e varejista de lojas e fizemos dois turnos, com seguimentos. Um seguimento funciona de 8h até 13, e o outro seguimento funciona de 13h até 18h. Por exemplo, se calçados e confecções funcionam pela manhã, não vão funcionar pela tarde. Vão abrir livraria, papelaria, eletrodomésticos", pontuou.
O decreto tem validade de uma semana e pode ou não ser prorrogado. No sábado, conquista registrou 5 casos da doença. Alagoinhas possui um caso da Covid-19. E Barreiras ainda não registrou o vírus.