Coronavírus

Secretário de Saúde explica acréscimo de 12 mil casos de Covid no fim de semana na BA

Casos estavam represados, sem uma confirmação do município de origem, diz Fábio Vilas-Boas

Por Da Redação
Ás

Secretário de Saúde explica acréscimo de 12 mil casos de Covid no fim de semana na BA

Foto: Reprodução

O secretário de Saúde Fábio Vilas-Boas afirmou em entrevista ao no Jornal da Manhã desta segunda-feira (29), com relação ao número de casos confirmados de coronavírus na Bahia que sofreu um acréscimo de 12.073 infectados, não houve um surto da Covid-19 nos últimos dias, mas sim uma atualização de casos que estavam represados, sem uma confirmação do município de origem. 

Fábio Vilas-Boas pontuou que dos 8.822 casos que entraram no boletim de sábado (27), 7.938 entraram na relação como parte da decisão da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) de limitar o prazo de validação dos municípios a 24 horas.

O secretário informou que prefeituras de várias cidades notificavam o estado sobre um paciente com suspeita da Covid-19, mas, mesmo após semanas, não confirmavam se a pessoa realmente havia sido infectada pela doença. No domingo (28), a Sesab registrou 3.251 casos de coronavírus no estado.

“Muitos municípios notificavam o sistema, mas não fechavam o caso, o que resultava em uma quantidade imensa de casos notificados que nunca eram confirmados. Nós desenvolvemos um sistema que já estávamos trabalhando há um mês que comparava a base de dados do Lacen, dos exames que tinham dado positivo, com a base de dados dos casos notificados. Limpamos grande parte desses casos", disse.

Conforme apontou o secretário, o número de curados é, atualmente, superior ao de casos ativos no estado. O boletim do último domingo apontava 43.072 pessoas que se recuperaram da doença, enquanto 23.675 seguem infectadas. Outros 1.748 não resistiram e morreram em decorrência da Covid-19.

Mesmo com o número de curados acima do de casos ativos, Vilas-Boas mantém o sinal de alerta ligado para alguns municípios, principalmente aqueles que flexibilizaram as atividades comerciais.

“Estamos muito preocupados, acompanhando a situação de cada um desses municípios. Temos uma situação de crescimento acelerado em alguns municípios do interior do estado, como Santo Antônio de Jesus, Teixeira de Freitas continua mantendo a taxa elevada, Feira de Santana, Vitória da Conquista, são cidades grandes que qualquer elevação percentual acaba impactando muito na média do estado", disse.

Feira de Santana

Vilas-Boas afirmou que, em Feira de Santana, além da flexibilização do comércio, a prefeitura não disponibilizou pontos de testagem. A Secretaria de Saúde instalará uma tenda para coletar amostras e diagnosticar pessoas com sintomas da Covid-19.

“Feira de Santana já é a terceira vez que abre e fecha comércio. Infelizmente, em plena rampa de aceleração, houve a decisão da prefeitura de abrir. E nos últimos dias não é só no gráfico ou nos números não. Visivelmente existe um aumento de caso", disse.

É o segundo município em concentração de casos confirmados de coronavírus no estado, com 3.072 infectados desde o início da pandemia. O município ultrapassou Itabuna, que hoje possui 2.307 casos notificados.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.