• Home/
  • Notícias/
  • Mundo/
  • Secretário-geral da ONU, Antônio Guterres culpa bilionários e países ricos por mudanças climáticas
Mundo

Secretário-geral da ONU, Antônio Guterres culpa bilionários e países ricos por mudanças climáticas

O secretário-geral da ONU também diz que 'os pobres pagam o preço mais alto'

Por Da Redação
Ás

Secretário-geral da ONU, Antônio Guterres culpa bilionários e países ricos por mudanças climáticas

Foto: Reprodução/ONU

Durante o discurso na COP29, em Baku, no Azerbaijão, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Antônio Guterres, culpou os bilionários e os países mais ricos pelas mudanças climáticas. Ele afirmou que as catástrofes causadas por eventos climáticos extremos são parte de “uma história de injustiça evitável”.

“Os ricos causam o problema, os pobres pagam o preço mais alto. A [ONG] Oxfam descobriu que os bilionários mais ricos emitem mais carbono em uma hora e meia do que uma pessoa média em uma vida inteira”, disse ele.

Guterres também disse que o mundo está “na contagem regressiva final para limitar o aumento da temperatura global a 1,5 graus Celsius”. Ele apelou para que os países presentes cheguem a acordos envolvendo o financiamento de ações roubustas contra as mudanças climáticas. 

O chefe da ONU alertou que o povo de Banku precisa ser protegido dos "estragos da crise climática". “Os mais vulneráveis ​​estão sendo abandonados aos extremos climáticos”, disse.

“Todos os países devem fazer a sua parte, mas o G20 deve liderar. Eles são os maiores emissores, com as maiores capacidades e responsabilidades. Eles devem reunir seu conhecimento tecnológico, com os países desenvolvidos apoiando economias emergentes”, argumentou.

Guterres estará presente na reunião dos chefes de Estado do G20, que vai acontecer no Rio de Janeiro, na semana que vem. 
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.