Secretário-geral da ONU faz apelo pela paz e pede mobilização pró-Ucrânia
António Guterres acredite que número de afetadas pelo conflito aumentará nos próximos dias
Foto: Reprodução
O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, pediu paz e esforços conjuntos para o atendimento das pessoas que hoje sofrem com a guerra na Ucrânia.
“Peço à comunidade internacional que mobilize também recursos para atender a todos os afetados por essa crise e grupos vulneráveis, porque o número dessas pessoas vai aumentar à medida que a luta avança”, disse Guterres durante a reunião emergencial realizada pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas nesta segunda-feira, 28.
Foram mobilizados U$ 20 milhões de um fundo emergencial por parte da ONU para alocar verbas em diferentes partes do território ucraniano. A ONU informou ainda que uma agência vai coordenar a ajuda humanitária em associação com o governo local e irá também apoiar o time da Organização que atua no país para socorrer a população.
“É essencial que a segurança da ONU e de seus colaboradores seja garantida de acordo com a lei internacional e que o acesso das pessoas vulneráveis seja garantido. Peço a todos os lados que garantam a liberdade de movimento do pessoal da ONU e a entrega de ajuda humanitária”, discursou.
O emissário também disse que “temos que nos mover na direção da paz”. “A ajuda humanitária é vital, mas não é uma solução. É simplesmente tratar os piores impactos do conflito. A verdadeira solução é a paz”.