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SEDUR autoriza retirada dos trilhos da linha de trem e fios de cobre para vender em ferro velho, diz site

Ação seria para que não houvesse possibilidade do retorno do funcionamento dos trens

Por Da Redação
Ás

SEDUR autoriza retirada dos trilhos da linha de trem e fios de cobre para vender em ferro velho, diz site

Foto: Reprodução

A Secretria de Desenvolvimento Urbano (SEDUR), da Prefeitura de Salvador, autorizou a retirada dos trilhos e os fios de cobre da rede elétrica dos trens localizados no Subúrbio Ferroviário para serem vendidos no ferro velho. A informação é do site Rx Notícias.

Após a paralização definitiva dos trens do Subúrbio, no dia 15 de fevereiro deste ano, para o início das obras do monotrilho. Mesmo antes da paralização dos trens, a SEDUR já sabia que o início das obras não seria possível, devido alguns trechos do projeto estarem localizados em locais com prédios tombados e terrenos com sítios arqueológicos, onde o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) não autorizou o início das construções. 

Conforme a reportagem, um funcionário da Companhia de Transportes da Bahia (CTB), que não se identificou, a SEDUR teria autorizado a retirada dos trilhos, principalmente no trecho entre Calçada e Paripe, para impedir qualquer possibilidade de retorno do funcionamento dos trens.

A extensão de trilhos que estão sendo retirados e cortados para serem vendidos, corresponde a duas linhas de 13,8 km, incluindo outros 4km do pátio da Calçada somando 2 x 13,8 + 4 = 31,6 km de linha, um total de 63,6 km de trilhos ou 63.600 metros de trilhos TR 45.

Sabendo que o TR 45 novo custa cerca de R$3.500 reais a tonelada, no caso do trilho usado custa cerca de R$ 2.500 reais a tonelada. O que significa que custa R$2,50 o quilo. 

É a mesma coisa que dizer que ele custa R$112,50 reais o metro. 2,50 x 45 kg = 112,50, valor total = 63.600 m x 112,50 = R$ 7.155.000,00, ou 2.862.000 kg x R$ 2,50/kg = R$ 7.155.000,00 (sete milhões cento e cinquenta e cinco mil reais).  

Já em relação a mistura de cabos de cobres, postes e conexões e acessórios a extensão é de 2 X 13,8 km = 27,60 km de RAT. O total de 27.600 m de cabo de cobre de alta resistência e valor comercial. O valor estimado dos cabos de R$ 40,00/m. Estima-se que o valor pelo = 27.600 x R$ 40,00 = R$ 1.104.000,00 (um milhão cento e quatro mil reais). Com as vendas dos trilhos e os cabos o esquema vai lucrar mais de R$ 8 milhões. 

De acordo com o site, venda dos trilhos e fios é um jeito "arranjado" da SEDUR para conseguir dinheiro para dar continuidade as obras do monotrilho. E essa articulação ocorre ao mesmo tempo em que os estudos arqueológicos no local estão sendo realizados, bem como um pedido de tombamento da Estação da Calçada, que foi protocolada pelo IPHAN, que aguarda uma comissão se formar para analisar. 

Uma fonte do IPHAN também teria informado que os membros do instituto sofrem fortes pressões e assédio por parte de representantes do governo do Estado para que as autorizações sejam concedidas.

Apesar as irregularidades já pontuadas pelo Tribunal de Contas da Bahia, Ministério Público Estadual e o IPHAN, o governo da Bahia, comandado pelo Rui Costa (PT), deve manter o projeto do monotrilho, o que pode alcançar mais de R$ 5 bilhões.

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