Bahia

Sefaz-Ba lança sistema para facilitar cobrança do ICMS

O novo sistema irá utilizar uma tecnologia com base em cruzamento de dados

Por Da Redação
Ás

Sefaz-Ba lança sistema para facilitar cobrança do ICMS

Foto: Divulgação | SECOM | GOVBA

A Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) irá lançar, nesta quarta (14), o sistema e-Fiscalização, que visa facilitar a cobrança do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) a partir de uma tecnologia com base em cruzamento de dados fiscais digitais.

A nova tecnologia será utilizada para evitar crimes de sonegação por meio do encaminhamento de notificações a contribuintes selecionados por região, segmento ou tipos de indícios identificados pela Malha Fiscal Censitária.

Na etapa inicial, o e-Fiscalização será operado com o novo Domicílio Tributário Eletrônico (DT-e) e o módulo Planejamento e Controle da Fiscalização (PCF), que ficará disponível na versão 1.0. 

No DT-e, o contribuinte poderá encaminhar arquivos anexos tanto pelo fisco quanto pelos contribuintes ou escritórios de contabilidade, o que irá permitir com que o usuário faça a regularização da situação junto ao fisco sem que seja necessária a emissão de auto de infração. Já o módulo PCF irá coordenar o tratamento dos indícios de ilegalidades fiscais nas movimentações de contribuintes detectados pela Malha Fiscal Censitária, possibilitando a seleção por tipo de indício, segmento e região.

Na próxima versão do e-Fiscalização, que ainda não tem data definida para lançamento, ao ser lançado um auto de infração no sistema, caso o débito não seja pago, automaticamente será instaurado o PAF eletrônico, que será encaminhado ao Conselho de Fazenda Estadual (Consef).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.