• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Segunda Turma do STF pode discutir permanência de investigação do Banco Master sob relatoria de Toffoli

Segunda Turma do STF pode discutir permanência de investigação do Banco Master sob relatoria de Toffoli

Gilmar, Fux, Mendonça e Nunes Marques têm prerrogativa para questionar competência do Supremo no caso

Por Da Redação
Às

Atualizado
Segunda Turma do STF pode discutir permanência de investigação do Banco Master sob relatoria de Toffoli

Foto: Gustavo Moreno/STF

Quatro ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm prerrogativa para questionar a condução da investigação do Banco Master sob a relatoria de Dias Toffoli. Gilmar Mendes, Luiz Fux, André Mendonça e Kassio Nunes Marques integram, ao lado de Toffoli, a Segunda Turma do STF, colegiado responsável por deliberar sobre o caso.

A legislação permite que qualquer ministro suscite dúvida sobre a competência do Supremo para analisar o processo. Para isso, o relator deve submeter o tema à Turma. Até agora, porém, Toffoli tem histórico de decisões monocráticas, como no caso em que determinou o perdão de multas aplicadas em acordos da Lava Jato.

A investigação chegou ao STF em razão do deputado João Carlos Bacelar (PL-BA). Segundo a Polícia Federal, o parlamentar não é alvo do inquérito que apura suspeitas de fraude bancária e, até o momento, não teve o nome incluído em nenhuma operação.

Segundo informações do Blog do Octavio Guedes, do G1,ministros ouvidos avaliam que o questionamento da competência seria a única forma de retirar Toffoli e o Supremo da condução do caso.

Além dos integrantes da Segunda Turma, o Ministério Público e os advogados das partes também podem levantar a discussão. Até agora, no entanto, as defesas não demonstraram interesse em transferir o processo para fora do STF.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário