Segundo CNC, Confiança do Empresário do Comércio cai 2,2% em janeiro
Na comparação anual houve variação negativa de 16,4%
Foto: Agência Brasil
Em janeiro deste ano o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 2,2% e passou para 105,8 pontos. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, ainda que tenha registrado a segunda queda mensal consecutiva, o índice permanece no patamar de otimismo, que é acima de 100 pontos pelo quarto mês consecutivo. Na comparação anual houve variação negativa de 16,4%.
De acordo com o presidente da CNC, José Roberto Tadros, os efeitos da pandemia ainda influenciam a confiança dos comerciantes.
Para o economista da CNC responsável pela pesquisa, Antonio Everton, a alta do dólar, o endividamento das empresas, o reajuste dos aluguéis e a cautela do consumidor nas compras pode, ser um dos motivos para a influência que levou ao resultado negativo.
O único a apresentar resultado positivo foi o índice que mede as intenções de investimento, que alcançou 94,9 pontos, voltando a crescer após ligeiro recuo em dezembro. O outro destaque foi a intenção de contratação de pessoal. Esse índice teve alta de 2,1% e fechou o mês com 121 pontos.