Segundo Encontro Nacional da ‘Expedição 21’ abordou autonomia e longevidade para pessoas com síndrome de Down
Durante o evento, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, participar de dinâmicas e trocar experiências com futuros expedicionários
Foto: Divulgação
Nos dias 18 e 19 de outubro de 2024, o Rio de Janeiro foi palco do 2º Encontro Nacional dos Expedicionários da ‘Expedição 21’, reunindo cerca de 350 participantes de todas as cinco edições do projeto. Durante o evento, idealizado e apresentado por Alex Duarte, os participantes tiveram a oportunidade de assistir a palestras, participar de dinâmicas e trocar experiências com futuros expedicionários, que têm entre 3 e 13 anos.
O encontro foi um espaço de troca e aprendizado entre pessoas com síndrome de Down e seus familiares, destacando os avanços na autonomia e na capacitação dos participantes após as imersões da ‘Expedição 21’. Um dos destaques do evento foi a criação de um novo projeto de mentoria, no qual pais de jovens adultos, expedicionários de edições anteriores, atuarão como mentores dos futuros participantes.
Entre os presentes no evento estavam a influenciadora digital Cacai Bauer, a escritora Fernanda Machado e a escritora Cristinna Maria, filha de Dona Izabel, que se tornou nacionalmente conhecida por ser uma pessoa com síndrome de Down, mãe e avó de três netos, todos sem a síndrome. No encerramento do evento, Luiza Bauer, irmã de Cacai Bauer e CEO da agência Bauer, responsável pela captação e gerenciamento das redes sociais, foi homenageada por sua dedicação e contribuição à causa.
O evento, que teve como lema “Autonomia e Longevidade na T21”, foi realizado pelo Instituto Cromossomo 21, com apoio e co-realização da LTN Brasil e da Rede Windsor de Hotéis. A iniciativa reflete o compromisso contínuo de promover inclusão e desenvolvimento para pessoas com Down.