Segundo estudo, pandemia do coronavírus vai terminar no dia 8 de junho no Brasil
Pesquisa é realizada pela Universidade de Singapura
Foto: Agência Brasil
Segundo uma pesquisa realizada pela Universidade de Singapura, país na Ásia, divulgada nesta terça-feira (28), a pandemia do novo coronavírus deve chegar ao fim no Brasil no dia 8 de junho. O estudo analisa a evolução do contágio por Covid-19 em vários países.
As informações compiladas sob o nome “Quando vai terminar a covid-19″ estão disponíveis no site da universidade, com atualização de números diários sobre novos casos pelo mundo, divididos por países. As estimativas do fim da pandemia em cada país são feitas com base no modelo de monitoramento epidemiológico chamado SIR (Susceptible Infected-Recovered), que na tradução direta é “suscetibilidade de infecção-recuperação”.
Pico de contágio
No Brasil, o monitoramento começou a ser computado no dia 10 de março, com os primeiros casos da covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. E nestas semanas estaríamos vivendo a fase de pico de incidência, entre 19 de abril e 9 de maio.
Após essa data, a tendência, de acordo com a Universidade de Singapura, é que haja o tal buscado “achatamento da curva”. No dia 29 de maio, a probabilidade de que a pandemia esteja na reta final é de 95%. No dia 8 de junho, as chances sobem para 99%. Ainda segundo o estudo, até o dia 8 de julho o registro de novos casos no Brasil já estará no nível do início da pandemia, em março.