• Home/
  • Notícias/
  • Saúde/
  • Segundo estudos, dietas a base de proteínas melhoram a saúde intestinal
Saúde

Segundo estudos, dietas a base de proteínas melhoram a saúde intestinal

Pesquisa feita em ratos apontou que a saúde intestinal dos animais melhorou com uma dieta com maior proporção proteica

Por Da Redação
Ás

Atualizado
Segundo estudos, dietas a base de proteínas melhoram a saúde intestinal

Foto: Istock Getty Images

Estudos realizados pela Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, e apresentados durante o encontro anual da Sociedade Americana de Microbiologia (ASM), afirmam que colocar uma maior proporção de proteína no planejamento alimentar pode modificar a composição da microbiota intestinal para facilitar a perda de peso e reduzir a fome.

Dessa forma, para quem está buscando emagrecer e ter uma vida mais saudável pode passar pela mudança nas proporções do que se coloca no prato. Não se trata apenas de praticar atividades físicas ou de reduzir a comida, mas também em pensar melhor em como se organiza a dieta.

A pesquisa usou ratos para testar ao longo de quatro semanas a eficácia de duas dietas diferentes. Na primeira, os animais foram alimentados com uma dieta padrão e em seguida comeram um cardápio com suplementos enriquecidos com proteínas.

Durante o experimento, os pesquisadores compararam amostras fecais, medidas de gordura e massa muscular dos animais para entender como o enriquecimento de proteínas pode afetar a saúde digestiva deles.

Após passar a ingerir mais proteínas, a microbiota dos animais teve modificações e as bactérias do intestino se tornaram mais diversas. Assim, é possível absorver melhor os nutrientes dos alimentos, levando a uma maior saciedade.

As melhores proteínas para manter na dieta, quais são?

Um tipo de proteína se destacou como a de maior impacto: os aminoácidos aromáticos. O grupo é formado por alimentos que são fonte de fenilalanina, triptofano e tirosina. Os compostos são as bases para formar proteínas e estão presentes em leguminosas, leveduras, castanhas, laticínios e frutas como banana e abacate.

A pesquisa também apontou bons resultados de uma dieta enriquecida com os aminoácidos de cadeia ramificada (BCAA). Os tipos de proteína são comumente encontrados em derivados de leite, ovos, frango, carne bovina e suína, além de peixes.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.