• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Dados do IBGE apontam que mulheres dominam gestão da educação em municípios do Brasil
Brasil

Dados do IBGE apontam que mulheres dominam gestão da educação em municípios do Brasil

Os resultados são da Pesquisa de Informações Básicas Municipais e Estaduais

Ás

Dados do IBGE apontam que mulheres dominam gestão da educação em municípios do Brasil

Foto: Ilustração/FreePick

No Brasil, a gestão da educação de 70,1% dos municípios está sob a responsabilidade de uma mulher. Esses sãos os dados divulgados nesta quarta-feira (25), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Eles integram a Pesquisa de Informações Básicas Municipais e Estaduais (Munic), que traz o perfil dos municípios e estados do país em 2018 e aborda temas variados. 

Para a professora, Anaede Alves, 54 anos e mais de 30 de profissão, um dado como este é motivo de vitória e orgulho. "O país está mais bonito com tanto poder feminino, não acha? Dentro da educação o olhar feminino é mais amável, não desmerecendo o trabalho de meus companheiros mas o olhar da mulher é mais peculiar e atencioso em todos os quesitos que a educação, principalmente a pública, precisam", afirma. 

O IBGE também constatou que os gestores municipais estão formalmente mais qualificados. No ano passado, 69,6% deles traziam no currículo cursos de pós-graduação. Em 2014, esse percentual subiu para 65,2%. Nos estados, apenas quatro secretários não possuem pós-graduação.

Além de educação, há informações sobre recursos humanos, gestão, cultura, saúde, assistência social, segurança alimentar, política para mulheres, migração e outros.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.