Segundo OMS, covid-19 pode ter chegado a Wuhan pelo comércio de animais selvagens
O vírus original, possivelmente passou de morcegos para humanos
De acordo com um relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS), o comércio de animais selvagens na China é o caminho mais provável para propagação da covid-19. O vírus original, possivelmente passou de morcegos para humanos.
Segundo o membro da equipe de especialistas internacionais da OMS, Peter Daszak, o documento, que deve ser divulgado nesta terça-feira (30) após repetidos atrasos, incluirá “centenas de páginas com muitos dados, muitos fatos e informações novas”.
A investigação da OMS, conduzida mais de um ano após o surto inicial, está sob intenso escrutínio desde o início. Alguns cientistas e governos questionaram a independência do estudo. Pequim, por outro lado, acusou Washington de “politizar” a origem do vírus.
Na semana passada, o Ministério das Relações Exteriores da China repassou aos diplomatas sobre as principais descobertas da pesquisa da OMS antes da divulgação do relatório.
Feng Zijian, vice-diretor do Centro de Controle e Prevenção de Doenças da China e membro da equipe chinesa, avisou que os especialistas de ambos os lados examinaram quatro possibilidades de como o vírus chegou a Wuhan: por meio de alimentos congelados, infectando diretamente um humano, infectando um animal intermediário e vazando de um laboratório.
Zijian acredita que o vírus tenha se espalhado para os humanos através de um hospedeiro intermediário, e que é “extremamente improvável” que o vírus tenha vazado de um laboratório.
O parente mais próximo conhecido do coronavírus, causador Covid-19, foi descoberto anteriormente em morcegos-ferradura, na província de Yunnan, sudoeste da China, em 2013. Outros coronavírus intimamente relacionados ao Sars-CoV-2 também foram descobertos em amostras de morcegos congelados no Camboja e no Japão.