• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Seis de cada 10 brasileiros acreditam que partidos políticos não se importam com as pessoas, diz pesquisa
Brasil

Seis de cada 10 brasileiros acreditam que partidos políticos não se importam com as pessoas, diz pesquisa

No ano passado, a taxa entre os que não confiavam era 78%

Por Da Redação
Ás

Seis de cada 10 brasileiros acreditam que partidos políticos não se importam com as pessoas, diz pesquisa

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Seis em cada 10 brasileiros dizem acreditar que os partidos políticos não se importam com a população, segundo revela a edição de 2022 da pesquisa "Broken System Sentiment", do Instituto Ipsos, que foi realizada em 28 países entre os meses de setembro e novembro. As informações são da coluna Mônica Bergamo, da Folha de S.Paulo.  

Apesar da taxa ser alta, a sondagem mostra que a confiabilidade do brasileiro melhorou em relação aos anos anteriores. Em 2021, por exemplo, o índice entre os que não acreditavam era 78%. Já em 2019, era 72%. Agora, é 63%. 

O índice nacional é o mesmo da média global. A Romênia lidera o ranking dos que menos confiam nos partidos, com 79%. Já a Suécia segue na outra ponta, com 44%.

O levantamento consultou 26 mil adultos ao redor do mundo, do qual mil eram brasileiros. A pesquisa foi realizada entre 23 de setembro e 4 de novembro, período em que o país estava em processo de eleições federal e estaduais. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais.

Os entrevistados ouvidos eram da África do Sul, Argentina, Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Coréia do Sul, Chile, Colômbia, Espanha, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha, Holanda, Hungria, Indonésia, Itália, Irlanda, Japão, Malásia, México, Peru, Polônia, Romênia, Suécia, Tailândia e Turquia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário