Seis diferentes tipos de covid-19 circularam no Brasil entre fevereiro e abril, aponta Fiocruz

A pesquisa também identificou a principal sub-linhagem do vírus em circulação no país

Por Da Redação
Ás

Seis diferentes tipos de covid-19 circularam no Brasil entre fevereiro e abril, aponta Fiocruz

Foto: Divulgação | Integrated Research Facility (IRF)/ NIAID

Um estudo feito por cientistas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) revelou que pelo menos seis linhagens (cepas) do novo coronavírus já circularam pelo Brasil entre fevereiro e abril deste ano. A pesquisa também identificou a principal sub-linhagem do vírus em circulação no país.

A análise foi feita a partir da coleta de 95 genomas do Sars CoV-2 (novo coronavírus) em pacientes de nove estados: Rio de Janeiro, Espírito Santo, Acre, Amapá, Pará, Alagoas, Bahia, Maranhão e Santa Catarina e no Distrito Federal. Com as amostras, os pesquisadores identificaram seis linhagens, categorizadas como: A.2, B.1, B.1.1, B.2.1, B.2.2 e B.6.

Segundo os cientistas, a sub-linhagem B.1.1 é o principal vírus em circulação no Brasil e teria chegado ao país pela Europa. Além disso, a B.1.1 foi a única encontrada em 18 pessoas que não tinham realizado viagem internacional desde o surgimento da doença e que, provavelmente, é a responsável pela maior parte da transmissão comunitária no país. O primeiro caso do novo coronavírus no Brasil foi confirmado no dia 26 de fevereiro.

Os resultados coletados pela Fiocruz ainda serão avaliados por equipes técnicas para publicação em revistas científicas e ainda não passou pela revisão de outros especialistas.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário