Seis estados apresentam ocupação de leitos de UTI para Covid-19 está acima de 80%, diz levantamento
Levantamento aponta que situação está mais preocupante nas metrópoles

Foto: Reprodução/Agência Brasil
Seis estados brasileiros apresentam taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de terapia intensiva) dedicados a pacientes com Covid-19 superior a 80%, o que indica alto risco de colapso do sistema de saúde. Esses números foram obtidos em levantamento feito pelo site Metrópoles junto às secretarias de Saúde dos 26 estados e do Distrito Federal.
De acordo com os dados, que atualizados pelas secretarias entre sexta-feira (27/11) e terça-feira (1º). Santa Catarina (85%); Paraná (84%); Pernambuco (84%); Espírito Santo (82%); Rio de Janeiro (81%); e Rio Grande do Sul (80%), tiveram um aumento no número de leitos ocupados.
O panorama mostra a gravidade da atual situação em meio ao temor de que o país esteja no limiar (ou já tenha entrado) da chamada “segunda onda” (termo que não tem sido usado por especialistas) da pandemia. Os números de casos e de mortes voltaram a crescer no país. A situação tem se mostrado mais preocupante ainda nas metrópoles. Segundo um levantamento divulgado pela Fiocruz na semana passada, sete capitais tinham taxas de ocupação de leitos superiores a 80%.
O consultor da SBI (Sociedade Brasileira de Infectologia) Leonardo Weissmann avalia que o aumento da ocupação de leitos de UTI se deve, sobretudo, ao relaxamento de medidas restritivas tomadas por gestores locais. “Normas de flexibilização de atividades deram a impressão de que não existia mais pandemia, mas o vírus continua circulando entre nós e, devido ao relaxamento, com maior velocidade, propagando-se cada vez mais”, frisa.