• Home/
  • Notícias/
  • Brasil/
  • Seis pessoas são presas em operação contra falsificação de bebidas alcoólicas em São Paulo

Seis pessoas são presas em operação contra falsificação de bebidas alcoólicas em São Paulo

Ação da Polícia Civil identificou rede criminosa que adulterava bebidas e distribuía produtos para outros estados

Por Da Redação
Às

Seis pessoas são presas em operação contra falsificação de bebidas alcoólicas em São Paulo

Foto: Governo de SP/Divulgação

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na manhã desta terça-feira (14), seis pessoas suspeitas de integrar uma rede criminosa responsável por adulterar e falsificar bebidas alcoólicas em diferentes cidades do estado. A operação, batizada de Poison Source (“fonte do veneno”), cumpriu 20 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Santo André, Poá, São José dos Campos, Santos, Guarujá, Presidente Prudente e Araraquara.

Segundo a delegada Leslie Caran Petrus, que coordenou a ação, as investigações começaram há cerca de dez dias, após o flagrante de um dos principais fornecedores de insumos e bebidas falsificadas do país. “Ele vendia garrafas com rótulos, tampinhas intactas e lacres, praticamente impossível de identificar a falsificação. Depois, descobrimos quem adquiriu esses produtos e estamos indo atrás deles hoje”, afirmou.

De acordo com a delegada, os presos tinham conhecimento da origem ilegal das bebidas e atuavam de forma organizada. “Todos têm plena consciência de que falsificam a bebida e vendem por um valor bem abaixo do custo. Em alguns casos, eles adquirem as garrafas, os selos, os lacres falsificados da bebida e envasam com bebida de menor qualidade”, explicou.

Durante a operação, foram apreendidos materiais usados na falsificação, registros de pagamentos e mensagens que comprovam a compra e venda dos insumos. As autoridades também encontraram indícios de que a rede distribuía produtos adulterados para outros seis estados.

O delegado-geral de Polícia de São Paulo, Arthur Dian, informou que em 13 dos 20 locais fiscalizados foram identificadas bebidas supostamente adulteradas. “Essa é mais uma operação que ocorreu diante das tantas que já fizemos. Foram mais de 12 estabelecimentos interditados e mais de 30 pessoas presas após os casos de intoxicação por metanol”, destacou.

A Operação Poison Source integra as ações do gabinete de crise do Governo de São Paulo voltadas ao combate de casos de intoxicação por metanol. A ação foi conduzida pelo Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), por meio da 1ª Delegacia de Investigações sobre Furtos e Roubos de Veículos da Divecar, com apoio da Associação Brasileira de Bebidas (Abrabe).

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário