Seleção feminina inicia busca pelo nono título da Copa América neste domingo (13)
A estreia da seleção será no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, com as semifinais programadas para o final de julho. Todos os jogos poderão ser acompanhados ao vivo pela TV Brasil

Foto: Foto: Lívia Villas Boas/CBF
A seleção brasileira feminina inicia neste domingo (13) sua caminhada rumo ao nono título da Copa América de Futebol, no Equador. A estreia será contra a Venezuela, às 21h (horário de Brasília), no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito. A TV Brasil transmite a partida ao vivo, com início da cobertura às 20h30. A narração será de Luciana Zogaib, com comentários de Brenda Balbi e Rachel Motta.
A equipe comandada por Arthur Elias integra o Grupo B, ao lado de Bolívia, Paraguai, Colômbia e da própria Venezuela. Após a estreia, o Brasil enfrenta a Bolívia no dia 16, às 18h; o Paraguai no dia 21, às 21h; e encerra a fase de grupos diante da Colômbia no dia 25, também às 21h.
O que é a Copa América Feminina e quais os destaques desta edição
Organizada pela Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol), a Copa América é o principal torneio de seleções femininas da América do Sul. Reúne as dez equipes filiadas à entidade, divididas em dois grupos de cinco. Os dois primeiros colocados de cada grupo avançam às semifinais, marcadas para os dias 28 e 29 de julho. A final será disputada em 2 de agosto.
Diferentemente de edições anteriores, esta Copa América não classifica para a Copa do Mundo Feminina. Em 2025, o torneio serve como seletiva para os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028 e para os Jogos Pan-Americanos de Lima, em 2027, com classificação garantida aos cinco melhores colocados.
O Brasil chega como maior campeão do torneio, com oito títulos em nove edições. A única derrota em finais foi em 2006, para a Argentina.
A seleção feminina brasileira acumula 50 jogos na competição, com 47 vitórias, um empate e duas derrotas, além de 268 gols marcados e apenas 18 sofridos.