Esportes

Seleção pode ir à Euro sem vencer nenhum jogo nas eliminatórias

Mesmo estando entre as piores colocações, Estônia ainda pode se classificar para torneio

Por Da Redação
Ás

Seleção pode ir à Euro sem vencer nenhum jogo nas eliminatórias

Foto: Reprodução/Redes Sociais

São oito jogos, nenhuma vitória, um empate e sete derrotas. Dois gols marcados e 22 sofridos. Mesmo com a sexta pior campanha entre as seleções participantes das eliminatórias da Eurocopa-2024, a Estônia pode acabar se classificando para o torneio continental.  118ª colocada no ranking da Fifa está na repescagem do qualificatorio da Uefa e disputará em março um playoff contra Polônia, Gales e Finlândia valendo uma vaga na competição. Em resumo, se arrastar a semifinal contra os poloneses até a disputa de pênaltis e repetir o feito em uma possível final contra galeses ou finlandeses, a Estônia pode se classificar para a Euro sem conseguir sequer uma vitória com a bola redonda. Um feito tão estranho quanto memorável.  

A classificação da seleção para a Euro, mesmo com uma campanha tão ruim nas eliminatórias, só é possível porque a Uefa, na ânsia de fazer bombar a Liga das Nações, resolveu incluí-la no processo de qualificação para o principal torneio continental. A Estônia conseguiu o direito de jogar a repescagem e continuar sonhando com a vaga na Euro porque teve a melhor campanha da última edição da Liga D, a quarta e última divisão da Liga das Nações.

Contando eliminatórias e amistosos, a seleção estoniana já não vence há dez jogos e quase um ano. Seu último triunfo foi sobre a Finlândia, desfalcada dos jogadores que atuam nas principais ligas nacionais da Europa, em amistoso disputado em janeiro. A equipe, que jamais esteve em uma Euro ou Copa do Mundo (pelo menos, como nação independente, já que fez parte da União Soviética), é treinada por um suíço, Thomas Häberli, e não tem jogadores de destaque no cenário internacional.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário