Sem Bolsonaro, Lula venceria em todos os cenários de 1º e 2º turno se eleição fosse hoje, mostra pesquisa
Genial/Quaest ouviu 4.500 brasileiros de 16 anos ou mais, entre os dias 21 e 23 de janeiro
Foto: José Cruz/Agência Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os seus adversários se a eleição fosse realizada hoje, segundo a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3). O resultado aconteceria em todos os cenários de primeiro e segundo turno.
Foram projetados para o primeiro turno oito candidatos: o presidente Lula, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o cantor sertanejo Gusttavo Lima, o influenciador Pablo Marçal (PRTB), Eduardo Bolsonaro, o ex-ministro Ciro Gomes (PDT), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).
No primeiro turno, Lula venceu nos quatro cenários, com percentuais entre 28% e 33%. No primeiro cenário, o atual presidente apareceu com 30%, seguido por Tarcísio, com 13%; Gusttavo Lima, com 12%; e Pablo Marçal, com 11%. Ciro Gomes veio em seguida, com 9%, enquanto Zema e Caiado apareceram com 3% cada. Os indecisos 5%, enquanto 14% disseram que votariam em branco, anulariam ou não iriam votar.
O segundo cenário, sem Tarcísio e com a entrada de Eduardo Bolsonaro, traz Lula com 28%, seguido por Marçal e Lima, ambos com 12%. Eduardo Bolsonaro aparece com 11% e Ciro Gomes, com 10%. A seguir, Zema tem 5%; Caiado, 3% e os indecisos somam 5%. Outros 14% disseram que votariam em branco, anulariam ou não iriam votar.
O terceiro cenário mostra Lula com 32%, seguido por Marçal com 14%; Gusttavo Lima, com 13%; e Ciro Gomes com 12%. Mais atrás, Zema tem 5% e Caiado, 4%, mesmo patamar dos indecisos. Nesse caso, 16% disseram que votariam em branco, anulariam ou não iriam votar.
Já no último cenário para o primeiro turno é o que tem Lula com o maior patamar de votos, mas também é aquele em que a distância para o segundo colocado é menor. O presidente aparece com 33%, seguido por Gusttavo Lima, com 18%; e por Ciro Gomes, com 13%. Zema aparece com seu melhor desempenho, com 8%, à frente de Caiado, com 4%, mesmo patamar dos indecisos. Esse cenário tem o maior índice de entrevistados que disseram que votariam em branco, anulariam ou não iriam votar, com 19%.
Segundo turno
O segundo turno da projeção também mostra que o presidente Lula venceria em todos os casos se a eleição fosse hoje.
No primeiro cenário, Lula teria 41% dos votos, contra 35% de Gusttavo Lima, com 3% de indecisos e 21% em branco, nulos ou que não iriam votar.
No segundo e terceiro cenários, o resultado é o mesmo, com diferenças apenas nos nomes dos adversários. Lula teria 44% contra 34% de Eduardo Bolsonaro e de Pablo Marçal, com 3% de indecisos e 19% que votariam em branco, nulo ou não iriam votar.
O quarto cenário traz Lula com 43%, Tarcísio de Freitas com 34%, 4% de indecisos, e 19% que votariam em branco, nulo ou não iriam votar.
No quinto cenário, Lula tem 45%, Zema aparece com 28%, enquanto há 4% de indecisos e 23% que votariam em branco, nulo ou não iriam votar.
No sexto e último cenário, o presidente marca 45% e Caiado fica com 26%, com 4% de indecisos e 25% que votariam em branco, nulo ou não iriam votar.
Nomes de conhecimento e rejeição
A pesquisa Genial/Quaest também submeteu 12 nomes aos entrevistados para avaliar o grau de conhecimento, o potencial de voto e a rejeição de cada uma das opções. Além das opções já citadas, a lista contava com nomes da ex-primeira dama Michelle Bolsonaro; do ministro da Fazenda, Fernando Haddad; do ex-presidente Jair Bolsonaro; e do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD).
As maiores rejeições foram apontadas para Haddad (56% dos entrevistados o conhecem, mas não votariam nele) e o deputado Eduardo Bolsonaro (54%). Lula é conhecido e apoiado por 47%, enquanto 49% dizem conhecê-lo e não votar nele. O ex-presidente Bolsonaro tem rejeição maior, de 53% e 41% de intenção de voto. Gusttavo Lima é rejeitado por 50% e apoiado por 29%, enquanto 21% dizem não conhecê-lo.
Michelle é conhecida e apoiada por 29%, não conhecida por 22% e rejeitada por 49%, enquanto Tarcísio é conhecido e apoiado por 23%, rejeitado por 32% e não conhecido por 45%.
Na outra ponta, Ratinho Júnior, Romeu Zema e Ronaldo Caiado tiveram os maiores percentuais de menos conhecidos, com 51%, 62% e 68%, respectivamente.
A pesquisa ouviu presencialmente 4.500 brasileiros de 16 anos ou mais, entre os dias 21 e 23 de janeiro. A margem de erro é de 1 ponto percentual.