'Semana Brasil 2020' pode ser usado como iscas para golpes
Golpistas usam anúncios para redirecionar consumidores a páginas falsas
Foto: Reprodução
A Semana Brasil 2020, evento de descontos promovida pelo governo federal em parceria com varejistas de todo o país é algo de cibercriminosos. Na última quarta-feira (3), primeiro dia do evento, especialistas identificaram golpes para roubar dados pessoais dos consumidores. Os anúncios falsos usam o nome de e-commerces verídicos e trazem ofertas tentadoras.
Em uma das armadilhas, foi um post patrocinado no Facebook, no qual os cibercriminosos anunciaram uma oferta de TV 4K por menos de R$ 600, valor abaixo do preço de mercado. Para transmitir credibilidade, a falsa publicidade imita a comunicação visual de anúncios das Lojas Americanas, loja popular em todo o país.
O link contido no anúncio direciona para uma página de phishing, cujo objetivo é receber pagamentos por produtos inexistentes ou interceptar dados bancários. Ao efetuar a suposta compra, a vítima fornece aos criminosos informações sensíveis como CPF e número do cartão de crédito, entre outras.
Como se proteger
O primeiro passo para se proteger de golpes na Semana Brasil e em qualquer outro evento promocional é desconfiar de anúncios que trazem ofertas com preços mirabolantes, muito abaixo do valor de mercado do produto. Consulte o site da loja mencionada para saber se a promoção é verdadeira e, caso não seja, não clique no link. Outra dica importante é prestar atenção ao endereço do site.