Semana Santa: conheça os vinhos baianos se destacam no cenário nacional
Vinícolas na Chapada Diamantina são as que mais se destacam
Foto: Reprodução/Freepik
Com a chegada da Semana Santa, muitos brasileiros passam a buscar os elementos que compõe a ceia, que inclui vinhos e frutos do mar.
Sommelier de vinho, que já teve contato com pequenos produtores brasileiros e europeus, Marcelo Freitas compartilhou algumas produções que são intitulados como vinhos produzidos na Bahia que se destacam no cenário nacional.
Em entrevista para o portal G1, ele apresentou a lista dos melhores vinhos baianos. Confira a lista abaixo:
Espumante Brut Branco: é produzido na vinícola Vaz, em Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina, e feito com uvas chardonnay e sauvignon blanc.
Marcelo contou ao G1 que este é um vinho muito aromático, leve e com boa acidez. Ele pode ser harmonizado com pescados ou frutos do mar, preparados de maneira mais delicada: no vapor ou salteado com azeite e ervas finas.
Sauvignon Blanc: produzido na vinícola Uvva, é produzido em Mucugê, também na região da Chapada Diamantina. "Ele é bem estruturado, apesar do corpo leve, porque passa por um processo de maceração pré-fermentativa, em que as cascas da uva branca ficam em contato com o vinho antes do início da fermentação. Então ele é enriquecido em aromas e sabores por esse processo", destacou o sommelier.
Viognier Branco: produzido pela vinícola Vaz em Morro do Chapéu é um vinho em que a "uva viognier se expressa de uma maneira completamente diferente de outros lugares do mundo". "O vinho produzido na Chapada Diamentina tem uma rusticidade, além de aromas cítricos e florais muito leves, diferente do que a gente encontra em outras cidades. A acidez dele é muito boa e vibrante".
GSM (Grenache Shiraz Mourvedre): produzido pela vinícola Terranova Miolo, na cidade de Casa Nova, no norte da Bahia. Segundo o sommelier, essa indicação é para quem não abre mão do vinho tinto à mesa. "Ele é um vinho tinto de corpo médio, que tem uma acidez bacana, sabores e aromas frutados. Embora a gente evite a junção de tinto com frutos do mar, um tinto bem escolhido pode casar, sim, com esse tipo de prato", disse.
Testardi: produzido na vinícola Terranova Miolo, que é produzido no Vale do São Francisco. Este vinho é feito com uva syrah, é bem encorpado e tem aromas e sabores mais intensos e terrosos que lembram cogumelo, tabaco, chocolate, cacau e café.