Senado aprova a equiparação de intercâmbio internacional para estágio
A atividade deverá estar prevista no projeto pedagógico do curso superior no Brasi

Foto: Jonas Pereira - Agência Senado
Assim como atividade de extensão, monitorias e iniciação científica, o intercâmbio no exterior será equivalente a um estágio. Foi aprovado pelo Senado nesta terça-feira (11) e vai à sanção, pelo projeto de lei do deputado Carlos Henrique Gaguim (União - TO). Formalizando a equiparação, a atividade deverá estar prevista no projeto pedagógico do curso superior no Brasil.
O autor desta proposta relatou que o reconhecimento de atividades realizadas no exterior como um estágio autoriza estudantes brasileiros a praticarem seu potencial em ambientes diversificados e desenvolverem seus conhecimentos no contato com professores e estudantes de outros países. A expectativa para essa declaração, é que sendo sancionada, a lei proporcione a internacionalização das universidades brasileiras, permitindo que atraia estudantes estrangeiros e também enviem mais alunos para o exterior. Tendo como objetivo essa pluralidade para o ensino superior do país, trazendo elevações de nota de instituições brasileiras de ensino em rankings internacionais.
A senadora Professora Dorinha Seabra (União -TO), que foi relatora da proposta na Comissão de Educação, explica que o estudante brasileiro que tiver essa oportunidade vai aprimorar conhecimentos de língua estrangeira e ainda tem oportunidade de formar uma rede de contatos profissionais. Crescendo uma ampla rede de contato profissionais e pessoais em nível internacional.