Brasil

Senado aprova acordo entre Brasil e Chile na Antártida

Nações irão cooperar na preparação conjunta de projetos científicos e tecnológicos

Por Da Redação
Ás

Senado aprova acordo entre Brasil e Chile na Antártida

Foto: Agência Senado

A Comissão de Relações Exteriores (CRE) do Senado aprovou nesta quinta-feira (24) o acordo de cooperação entre Brasil e Chile nas missões permanentes que os países mantêm na Antártida. De acordo com o texto, Brasil e Chile se comprometem a cooperar na preparação conjunta de projetos científicos e tecnológicos; intercâmbio de experiências e informações; promoção de recursos humanos; facilitação logística; e desenvolvimento de expedições conjuntas.

Relator da ação, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) destacou o fato das duas nações já terem uma tradição consolidada de pesquisas e atuação no continente antártico. “O objetivo deste acordo é promover o desenvolvimento de atividades científicas conjuntas na Antártida, visando mitigar o impacto no meio ambiente e reduzir as exigências logísticas vinculadas. A primeira expedição brasileira à Antártida foi em 1982, quando começou o Programa Antártico Brasileiro, conhecido pela sigla Proantar", disse o senador.

"O Proantar faz pesquisas em biologia, geologia, oceanografia, glaciologia e meteorologia. Já em 1983 o Brasil foi aceito no Tratado da Antártida. Desde essa época, participamos ativamente dos processos decisórios sobre as atividades humanas na região. Contribuímos na conservação dos recursos naturais da área”, completou.  

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.