Senado aprova indicação de general do Exército para Corte Militar
Lourival Carvalho Silva foi indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) para cadeira de ministro
Foto: Pedro França/Agência Senado
O plenário do Senado Federal aprovou, nesta quarta-feira (11), a indicação do general do Exército Lourival Carvalho Silva para ocupar a cadeira de ministro do Superior Tribunal Militar (STM). O cargo ficou vago após a transferência para inatividade do ministro Luis Carlos Gomes Mattos, que desocupará o lugar em 28 de julho.
A indicação foi aprovada mais cedo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). O relator é o senador baiano Jaques Wagner (PT).
Declarações recentes do indicado do presidente Jair Bolsonaro (PL) causaram polêmica. Em evento comemorativo do Exército, em 2019, o futuro ministro do STM definiu o regime militar de 1964 como de "clamor da população”.
“Diante de um cenário de graves convulsões, foi interrompida a escalada em direção ao totalitarismo. As Forças Armadas, atendendo ao clamor da ampla maioria da população e da imprensa brasileira, assumiram o papel de estabilização daquele processo”, falou na época.
Currículo
Lourival Carvalho Silva é bacharel em ciências militares pela Academia Militar das Agulhas Negras (Aman). O general realizou cursos e estágios acadêmicos próprios da carreira militar, com formações relacionadas a aviação e instrução de voos e o curso de Comando e Estado-Maior do Exército, em 1998.