Senado aprova MP que reestrutura organização ministerial do governo Lula
Se texto não fosse aprovado pelos senadores nesta quinta, perderia validade
Foto: Agência Senado
O Senado Federal aprovou nesta quinta-feira (1°), último dia de prazo, a medida provisória (MP) que reestrutura a organização ministerial do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A medida foi aprovada com 51 votos a favor, 19 contra e uma abstenção. Na madrugada de hoje, a Câmara aprovou o texto com 337 votos a favor e 125 contra. Agora, a MP segue para sanção presidencial.
Editada por Lula em 1º de janeiro, quando tomou posse, a MP alterou a estrutura da Esplanada dos Ministérios e ampliou o número de pastas de 23, do governo Jair Bolsonaro, para 37.
A medida provisória foi aprovada pelo Senado nesta quinta-feira com a mesma redação votada pela Câmara na quarta-feira. O objetivo era garantir a aprovação sem que o texto precisasse passar por nova análise dos deputados, o que poderia levar a MP a perder a validade. O relator da MP no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), fez um apelo aos colegas pela manutenção do texto aprovado pela Câmara.
"Não há muito o que relatar, pelo fato de que a MP depende de ser, o seu projeto de conversão, sancionada pelo presidente da República para que esteja no 'Diário Oficial da União' em edição extra hoje ou na edição de amanhã, sob pena de toda a estrutura administrativa construída e submetida a votação na Câmara cair", afirmou o líder do governo no Senado. "Faço um apelo pela votação da matéria que veio da Câmara", completou.