• Home/
  • Notícias/
  • Política/
  • Senado avança na análise da recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República

Senado avança na análise da recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República

Relator Omar Aziz destacou atuação “apartidária e técnica” do procurador

Por Da Redação
Às

Senado avança na análise da recondução de Paulo Gonet à Procuradoria-Geral da República

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado concluiu, nesta quarta-feira (5), a primeira etapa da análise da recondução de Paulo Gonet ao cargo de procurador-geral da República. O relator da indicação, senador Omar Aziz (PSD-AM), apresentou parecer favorável e elogiou o desempenho do procurador, afirmando que ele teve uma “atuação apartidária e técnica” durante seu mandato à frente da PGR.

Com a leitura do relatório, foi concedida vista coletiva** aos senadores. A sabatina de Gonet está marcada para o próximo dia 12 de novembro. Caso seja aprovado pela comissão e pelo Plenário, o procurador permanecerá no comando da instituição até 2027.

Indicado inicialmente em 2023, Paulo Gonet ganhou destaque por apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e aliados, no processo que apura a tentativa de golpe de Estado. No parecer, Aziz ressaltou que Gonet atuou “de forma técnica em centenas de ações penais e acordos de não persecução, inclusive em face dos principais responsáveis pelo ataque à democracia”.

Durante a sessão, também foram lidas indicações para outros cargos, incluindo as de generais Anísio David de Oliveira Junior e Flávio Marcus Lancia Barbosa para o Superior Tribunal Militar (STM), além de novos nomes para o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). As sabatinas de todos os indicados estão previstas para o mesmo dia 12.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br
*Os comentários podem levar até 1 minutos para serem exibidos

Faça seu comentário