Senado dos EUA aprova suspensão do teto de gastos para impedir calote
Medida suspende teto da dívida norte-americana, que está em US$ 31,4 trilhões

Foto: Reprodução/Pixabay
O Senado dos Estados Unidos aprovou, na quinta-feira (1°), o acordo costurado por democratas e republicanos para suspender o teto de endividamento do país por dois anos e evitar um calote federal, que seria o primeiro na história do país. A medida, aprovada poucos dias antes de perder a validade, suspende o chamado teto da dívida federal norte-americana, que atualmente é de US$ 31,4 trilhões.
A proposta já havia sido aprovada na Câmara com placar de 314 a 117. Em seguida, a medida foi encaminhada ao Senado, sendo aprovada por 63 a 36. Agora, o texto vai para sanção do presidente Joe Biden.
Após a aprovação, Biden fez um pronunciamento agradecendo a votação e disse que o acordo bipartidário foi uma grande vitória para a economia norte-americana. O debate pela aprovação da proposta foi marcado por desavenças entre democratas e republicanos e causou uma corrida contra o tempo para o governo.