Senado indica veto às coligações proporcionais

Decisão dos senadores contraria a Câmara dos Deputados

Por Da Redação
Ás

Senado indica veto às coligações proporcionais

Foto: Agência Senado

Caso entre em pauta no Senado, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) das coligações proporcionais não terá voto favorável dos senadores governistas e da oposição. Atualmente, eles criticam a volta da proposta e já sinalizam que votarão contra em consonância com o presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG).

A PEC foi aprovada em primeiro turno pela Câmara na semana passada e a votação em segundo turno está marcada para a próxima terça-feira (17). Para valer nas eleições do ano que vem, o texto precisa ser chancelado pelo Senado até outubro.   

A disposição dos senadores de derrubar ou engavetar a volta das coligações proporcionais deve piorar o clima entre as duas Casas, que vem divergindo de opiniões. A proposta foi derrubada pelo Congresso em 2017 e permite que, em sistema de aliança partidária, candidatos menos votados possam se eleger na esteira dos votos computados pelo conjunto de legendas que integram o bloco.
 

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário