Senador pede apreensão do passaporte de Weintraub para impedir que saia do Brasil
O ex-ministro disse que vai sair do país “o mais rápido possível”

Foto: Pedro França/Agência Senado
O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) pediu a apreensão do passaporte do ex-ministro da Educação Abraham Weintraub após ameaça de saída do país. O documento, divulgado nesta sexta-feira (19), impede Weintraub de viajar já que ele "ostenta a condição de investigado perante o Supremo Tribunal Federal, por potencial cometimento do crime de lesar ou expor a perigo de lesão a independência do Poder Judiciário e ao Estado de Direito", o que se conhece por inquérito das fake news.
Anteriormente, na sua conta pessoal do Twitter, ainda nesta sexta, o ex-ministro disse que vai sair do país “o mais rápido possível”,ao dizer que "quer ficar quieto e em paz".
Além disso, Weintraub é alvo de uma investigação no tribunal por racismo por ter publicado um comentário sobre a China. Ele anunciou sua saída do Ministério da Educação em um vídeo, ao lado do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), divulgado na quinta (18).
Aviso à tigrada e aos gatos angorás (gov bem docinho). Estou saindo do Brasil o mais rápido possível (poucos dias). NÃO QUERO BRIGAR! Quero ficar quieto, me deixem em paz, porém, não me provoquem!
— Abraham Weintraub (@AbrahamWeint) June 19, 2020