Senador protocola pedido de criação de CPI do Crime Organizado

CPI terá como objetivo investigar a atuação de facções criminosas e milícias no Brasil

Por Da Redação
Ás

Senador protocola pedido de criação de CPI do Crime Organizado

Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O senador Alessandro Vieira (MDB-SE) protocolou nesta quinta-feira (6) um pedido de criação da CPI do Crime Organizado. Contando com a assinatura de 30 senadores, a CPI tem como objetivo investigar a atuação de facções criminosas e milícias no Brasil.

Após ser protocolada, a CPI precisa do aval do presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), que já declarou publicamente ter o tema como prioridade.

Alcolumbre já afirmou que a segurança pública é uma de suas prioridades, sendo o combate às facções e ao crime organizado um âmbito que precisa ser reforçado.

Após a aprovação do presidente, será necessária a indicação dos membros da comissão e a instalação do colegiado. Um presidente precisará ser leito e um relator designado.

Também serão investigadas pela CPI organizações que dominam territórios e cobram taxas ilegais a moradores e comerciantes, além de serem responsáveis por diversas mortes violentas pelo país.

Segundo dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, cerca de 47,3 mil mortes violentas intencionais foram registradas em 2022, totalizando uma taxa de 23,3 homicídios por cada 100 mil habitantes.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário