Senador Renan Calheiros pede depoimento do ministro da Defesa, Braga Netto, à CPI da Covid.
Relator afirma que falas do ministro defendem ameaça de golpe e pede explicações.
Foto: Reprodução/Agência Senado
O senador e relator da CPI da Covid, Renan Calheiros (MDB-AL), pediu que a CPI do senado aprove a convocação de Braga Netto, ministro da Defesa, e alega que a solicitação de depoimento já foi aprovada pela câmara.
Na defesa, Renan citou notas do Ministério da Defesa, que atacam o senador Omar Aziz (PSD-AM), presidente da CPI da Covid e ameaçam usar das Forças Armadas para se defender de “ataques levianos às instituições, que defendem a democracia e a liberdade do povo brasileiro.” Segundo o senador, os discursos feito pelo ministro da Defesa podem ser considerados como ameaças de golpe.
O primeiro requerimento pela presença de Braga Netto foi enviado para a aprovação em abril, Até maio haviam sido enviadas três solicitações, que ainda não receberam aprovação da CPI. A solicitação também chegou a ser feita como um "convite" ao ministro.
Após o senador Omar Aziz citar irregularidades no Ministério da Saúde durante sessão da última quarta-feira (7), comissão parlamentar de inquérito, Braga Netto e outros membros do governo emitiram nota sobre a situação e citando Omar Aziz. Presidente da CPI respondeu dizendo que não se intimidar.