• Home/
  • Notícias/
  • Michel Telles/
  • Série ‘Adolescência’ provoca discussão a respeito do bullying; saiba como escolas buscam combater essa prática!

Série ‘Adolescência’ provoca discussão a respeito do bullying; saiba como escolas buscam combater essa prática!

Aos detalhes...

Por Michel Telles
Ás

Série ‘Adolescência’ provoca discussão a respeito do bullying; saiba como escolas buscam combater essa prática!

Foto: Divulgação

Certamente, você já deve ter assistido ou visto algum post nas redes sociais sobre a série "Adolescência". Verdadeira “febre” na atualidade, a história relata dilemas da juventude, como inseguranças, conflitos sociais, amizades e bullying. E é neste contexto, como também em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Bullying e à Violência na Escola, 7 de abril, que os profissionais do Colégio Vitória-Régia chamam a atenção para a conscientização e o combate desta prática. De acordo com a orientadora educacional da instituição, Solange Argollo, o bullying é caracterizado por atos repetitivos de agressão física ou emocional e intimidação contra um indivíduo de forma intencional, que foram potencializados com a internet, após o surgimento das redes sociais - cyberbullying.

No Brasil, um em cada dez estudantes é vítima de bullying, segundo Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), realizada pelo IBGE, sendo crianças e adolescentes em idade escolar as principais vítimas. Por isso, instituições de ensino de Salvador, como é o caso do Vitória-Régia, buscam lutar contra a prática ao longo de todo o ano, através de ações diversas. “A formação dos educadores da nossa instituição é com foco no combate ao bullying e cyberbullying. Nesse sentido, são promovidas rodas de conversas e encontros periódicos com especialistas, de modo que possamos discutir os impactos dessa prática nociva no desenvolvimento acadêmico, social e emocional dos nossos alunos. Falamos ainda sobre a aplicabilidade da Lei de Combate ao Bullying, já existente no Brasil, bem como traçamos caminhos para uma cultura de paz na escola”, detalha Solange Argollo.

Ainda de acordo com a orientadora educacional, outro diferencial do Vitória-Régia é a inserção da Educação Socioemocional em todos os segmentos de ensino, cujo objetivo é formar indivíduos que saberão lidar com o outro e com suas próprias questões da melhor forma possível. “Trabalhamos em prol da formação acadêmica e humana do estudante. Escutamos, atendemos e procuramos saber do aluno como andam as relações com os colegas, os professores e a escola como um todo. Caso ocorra alguma eventualidade específica, investigamos e tomamos as devidas ações”, pontua Solange Argollo, informando que a equipe educacional ainda dispõe de psicopedagogos.

Além dessas iniciativas, o Vitória-Régia desenvolve todos os anos o Projeto Brilhar para os alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, baseado nos pilares da Unesco - aprender a ser, conhecer, fazer, conviver e empreender, que tem por finalidade principal incentivar a prática de valores humanos e o respeito à diversidade. Para as famílias, a instituição tem um programa de formação para pais – o Click Família, que contempla temáticas como disciplina e respeito em casa e no ambiente escolar. O Vitória-Régia também dispõe de uma cartilha virtual sobre a temática, que é enviada às famílias e fica disponível no site da escola: https://www.vitoriaregia.net/bullying-e-ciberbullying-nao-sao-brincadeiras/.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário