Michel Telles

Série baiana “Donas do Baba” realiza debate ao vivo sobre mulher e futebol

Projeto inaugura o programa de lives “Bate Bola”, para discutir assuntos sobre a presença das mulheres no universo futebolístico  

Por Michel Telles
Ás

Série baiana “Donas do Baba” realiza debate ao vivo sobre mulher e futebol

Sempre que se pauta mulheres e futebol, o primeiro pensamento é inevitavelmente o futebol feminino. Ou pior: os clichês e preconceitos sobre a presença da mulher em campo ou em torno dele. A série audiovisual baiana “Donas do Baba”, que extrapola a categoria de gênero do esporte e tem como foco a mulher em suas variadas relações com esta paixão nacional, lança um programa de lives em sua página no Instagram (@donasdobaba) para ampliar esta discussão e demonstrar que mulheres, quando acompanham, vivem, jogam, vibram, se informam, opinam sobre e trabalham com futebol, têm uma existência mais abrangente e profunda do que este recorte. A estreia será no dia 21 de dezembro (segunda-feira), às 19h, com o tema “Mulher e futebol: uma relação para além do futebol feminino”, tendo como convidada a psicóloga, professora, pesquisadora e torcedora atleticana Marina Mattos.

Marina Mattos (@marina.mattos.psicologa) dedica-se aos estudos do futebol, relações de poder e produção de subjetividades há 13 anos. Integra o Grupo de Estudos sobre Futebol e Torcidas da Universidade Federal de Minas Gerais (GEFuT/UFMG), o Grupo de Estudos e Pesquisas em Psicologia Social do Esporte da mesma instituição (GEPSE/UFMG), a Associação Brasileira de Psicologia do Esporte (ABRAPESP) e também o Grupo de Trabalho Esporte, Cultura e Sociedade do Conselho Latino-americano de Ciências Sociais (CLACSO). É produtora e comentarista do Programa Óbvio Ululante na Rádio UFMG Educativa e colunista no portal Ludopédio. De sua formação, é mestre em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tendo realizado doutorado sanduíche na Universidad de Buenos Aires (UBA) e estágio pós-doutoral em Estudos do Lazer na UFMG.

Como participante da live, ela vai analisar como as mulheres no futebol estão (e podem e devem estar) em todos os espaços e se relacionam de todas as formas com o esporte. Muitas e diversas, mulheres que têm o futebol em suas vidas não são todas jogadoras – nem necessariamente, prioritariamente ou apenas se voltam ao universo do futebol jogado por mulheres, seus times, campeonatos e coberturas: elas podem ocupar os mesmos espaços e ser as mesmas coisas que os homens são nesse universo.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.