Cultura

Série Friends é censurada na China

Fãs denunciam a censura aplicada a vários episódios, especificamente aqueles que exibem algum conteúdo LGBTQIA+

Por Da Redação
Ás

Série Friends é censurada na China

Foto: Divulgação

A aclamada série Friends está sendo censurada na China, segundo afirmações de fãs residentes no país. Eles denunciam a censura aplicada em vários episódios, principalmente aqueles que exibem algum conteúdo LGBTQIA+.

A China já é conhecida por impor restrições  quando os assuntos são internet e conteúdo produzido no ocidente. De acordo com notícias da Reuters, diversas plataformas de streaming do país, como Tencent, Youku, IQIYI e Bilibili, começaram a exibir novamente episódios da primeira temporada de Friends na última sexta-feira (11), após vários anos de hiato. 

Com a nova exibição, fãs da série começaram a notar que vários momentos da versão estadunidense foram editados. Um deles, que chegou a ser deletado, é quando Ross compartilha que sua esposa é lésbica. Ainda outra parte que os fãs alegam ter sido editada é aquela em que Joey sugere ir a um clube de striptease, que na tradução Tencent Video, o personagem diz que eles deveriam sair para se divertir.

Os fãs também alegam que estão sendo censurados. Segundo eles, a movimentação em sites de mídia social, como o Weibo, pedindo o fim das restrições à série, também tem sido limitado. A hashtag #Friendshasbeencensored ("Friends foi censurado") atualmente não produz resultados, conforme reportagem da Reuters.

O Partido Comunista chinês censura fortemente os conteúdos midiáticos que não estão de acordo com "o interesse nacional". Entre as razões dadas pelo governo é de que os conteúdos censurados incluem o menosprezo às tradições culturais do país, agressões à política religiosa ou perigo à moralidade social.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:[email protected]

Faça seu comentário