• Home/
  • Notícias/
  • Salvador/
  • Serviço AME do Governo do Estado terá atendimento 24h para mulheres vítimas de violência sexual, durante o Carnaval

Serviço AME do Governo do Estado terá atendimento 24h para mulheres vítimas de violência sexual, durante o Carnaval

Unidade de atendimento está localizada no Largo de Roma, em Salvador

Por Da Redação
Ás

Serviço AME do Governo do Estado terá atendimento 24h para mulheres vítimas de violência sexual, durante o Carnaval

Foto: Divulgação/Hospital da Mulher

Por meio do Serviço de Atendimento às Mulheres Expostas à Violência Sexual (Serviço AME) do Hospital da Mulher, o Governo do Estado prestará acolhimento às vítimas, em esquema de plantão 24 horas, durante todo o período de Carnaval 2025.

Na unidade, localizada no Largo de Roma, em Salvador, uma equipe multidisciplinar formada por médicas ginecologistas, enfermeiras, assistentes sociais, psicólogas e farmacêuticas prestará atendimento humanizado a mulheres trans e cis a partir de 12 anos que tenham sido expostas a situações de abusos e violência sexual. 

As pacientes serão atendidas através de demanda espontânea, sem necessidade de agendamento prévio. O encaminhamento também pode ser feito pela rede de enfrentamento à violência contra a mulher, através de órgão judicial e policial, Instituto Médico Legal (IML), Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Delegacia Especial de Atenção à Mulher (DEAM’s), Unidade de Pronto Atendimento (UPA’s) ou Central Estadual de Regulação da Bahia (CER-BA).

Ao dar entrada na unidade, a paciente realiza exames laboratoriais sorológicos, profilaxia para HIV e IST’s, contracepção de emergência e exames médicos em parceria com o IML, além de, quando do desejo da mulher, dispõe de acompanhamento à delegacia especializada para registro da ocorrência. Para um melhor prognóstico, o Serviço AME orienta que o atendimento de emergência – primeiro atendimento – seja realizado em até 72 horas da violência.

Desde 2017, o Serviço já acolheu mais de 1500 pacientes. A iniciativa reforça o compromisso do Governo do Estado com o combate à violência contra a mulher e no acolhimento humanizado das vítimas.

Em caso de dúvidas ou encaminhamentos, o contato pode ser feito através do telefone (71) 4141-6520, (71) 3034-5005 ou WhatsApp (71) 8350-2942. Denúncias de violência sexual podem ser feitas através do Disque 180.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário