Serviços turísticos na Bahia têm o maior crescimento do Brasil em julho, diz IBGE
O estado teve o seu terceiro resultado positivo consecutivo no indicador
Foto: Jefferson Peixoto/Secom
O volume das atividades de serviços ligadas ao turismo na Bahia voltou a crescer (4,4%) em julho de 2023, frente ao mês de junho, na série com ajuste sazonal. O indicador havia registrado queda na passagem de maio para junho (1,3%), de acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgadas nesta quinta-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A alta registrada na Bahia no mês foi a maior entre os 12 estados onde o agregado de atividades turísticas é pesquisado separadamente pelo IBGE, sendo superior ao resultado nacional (0,7%). Desses locais, apenas três registraram resultados negativos na comparação com o mês anterior: Espírito Santo (4,4%), Distrito Federal (3,7%) e Paraná (0,8%).
Frente ao mesmo mês do ano anterior, o turismo baiano também registrou o maior crescimento do país (21,5%). O estado teve o terceiro resultado positivo consecutivo no indicador, que acelerou frente ao índice de junho (14,8%).
No âmbito nacional, houve alta de 7,8%. No acumulado nos primeiros sete meses do ano, os serviços turísticos baianos também sustentam alta (13,7%) acima da verificada no Brasil como um todo (8,4%) e a segunda mais intensa entre os 12 estados pesquisados - menor apenas do que a registrada em Minas Gerais (18,7%).
O desempenho das atividades turísticas no estado segue positivo ainda no acumulado nos 12 meses encerrados em julho, com alta de 11,4%. Nessa comparação, porém, o índice baiano está levemente abaixo do nacional (11,8%) e é o quinto dentre os 12 locais pesquisados.