Bahia

Servidores estaduais da Bahia acumulam perdas salariais de 53,3%

Pesquisa foi realizada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese)

Por Da Redação
Ás

Servidores estaduais da Bahia acumulam perdas salariais de 53,3%

Foto: Fórum das ADs

Os servidores públicos da Bahia sofreram perdas salariais nos últimos anos, resultando na queda acentuada no poder de compra do funcionalismo estadual. De acordo com o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), para repor as perdas inflacionárias entre 2015 e 2022, seria necessário um reajuste de 53,33% sobre o salário de dezembro do ano passado.

A pesquisa tem como referência as remunerações de 1º de janeiro de 2015, data em que houve o pagamento do penúltimo reajuste linear da categoria, negociado em 2014.

A Diesee ainda informou que, mesmo que houvesse a reposição inflacionária referente aos anos de 2015 a 2022, o salário não estaria em patamar adequado. Isso porque a ausência de ganhos reais não permite a elevação do poder de compra, apenas a sua manutenção.

Colaboram para a corrosão das remunerações, reajustes concedidos de forma parcelada e, como já ocorrido, pagos quase na data-base do ano seguinte. Dividir a reposição significa postergar a recomposição do poder aquisitivo das servidoras e dos servidores.

Em 2022, o governo da Bahia autorizou um reajuste linear de 4% para as servidoras e os servidores públicos, mais o acréscimo de parcelas fixas aos salários. O valor está muito aquém da inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para o acumulado de janeiro de 2015 a dezembro de 2022, fechada em 59,47%.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie:redacao@fbcomunicacao.com.br

Faça seu comentário

Nome é obrigatório
E-mail é obrigatório
E-mail inválido
Comentário é obrigatório
É necessário confirmar que leu e aceita os nossos Termos de Política e Privacidade para continuar.
Comentário enviado com sucesso!
Erro ao enviar comentário. Tente novamente mais tarde.